Gestalt
Posso dar-lhes uma porção de sentenças que os ajudarão a construir um modelo intelectual de como nós funcionamos. Talvez alguns de vocês sintam a coincidência destas sentenças e explicações com a sua vida real, e isto é compreensão.
Vocês não aprenderiam a partir de minhas palavras. Aprendizagem é descoberta.
...E eu espero poder ajudá-los a aprender a descobrirem alguma coisa sobre si mesmos (Perls, 1969ª, p.46 na ed. bras.ESTRUTURA
CORPO: A atividade mental é simplesmente uma atividade que funciona em nível menos intenso que a atividade física.
RELACIONAMENTO PESSOAL: Perls considera o indivíduo como participante de um campo do qual ele é diferenciado mas inseparável.
VONTADE: Acentua muito a importância de estar consciente de suas preferências e ser capaz de agir sobre elas. O conhecimento de suas próprias preferências leva ao conhecimento de suas necessidades. EMOÇÕES: Perls considera a emoção como a força que fornece energia a toda ação. Emoções são a expressão de nossa excitação básica, as vias e modos de expressar nossas escolhas, assim como de satisfazer nossas necessidades.
INTELECTO: Acreditava profundamente no que chamava de sabedoria do organismo, porém via como sendo um tipo de intuição baseada mais na emoção que no intelecto.
SELF: Não tinha nenhum interesse em enaltecer o conceito de SELF a fim de incluir qualquer coisa além do cotidiano, manifestações óbvias de quem somos.
TERAPEUTA: É uma tela de projeção na qual o paciente vê seu potencial ausente; a tarefa de terapia é a recuperação deste potencial do paciente.
AVALIAÇÃO
A Gestalt-Terapia é sobretudo uma síntese de abordagens que visa a compreensão da psicologia e comportamento humanos.
Enquanto síntese, incorporou de forma útil muito da psicologia existencial e psicanalítica, assim como fragmentos e partes do behaviorismo (a ênfase no comportamento e no óbvio), psicodrama (a