Gestalt Terapia
Introdução
Este trabalho aborda reflexões acerca do tema “Orientação Profissional” na linha teórica Gestalt feitas em trio a partir da leitura do artigo “Orientação profissional na abordagem gestáltica: reflexões históricas para uma práxis fundamentada”, de Lauane Baroncelli, foi publicada na Revista IGT na Rede, V.9, Nº 16. Página 86 de 98 e está disponível em http://www.igt.psc.br/ojs/ISSN1807-2526.
O artigo trata do assunto, trazendo aspectos das suas origens históricas e também reflexões de como a abordagem gestáltica se posiciona e se desenvolve no campo da orientação profissional como um todo.
A partir da leitura individual e discussões em trio elaboramos um texto reflexivo, contribuindo com os nossos conhecimentos prévios sobre o tema, com os estudos feitos e disponibilizados pela professora da disciplina de Técnicas e Processos de Grupo, bem como o artigo específico “Orientação profissional na abordagem gestáltica: reflexões históricas para uma práxis fundamentada”, que escolhemos para fazer este trabalho.
Desenvolvimento:
O artigo inicia trazendo alguns autores, como Noronha e cols.(2006), Bock, 2002; Lassance e Sparta, 2003 e também, a parte histórica da orientação profissional, que desde 1990 vem crescendo e sendo aprofundado no Brasil. Assim como todos os temas se faz necessário o conhecimento das origens históricas para um melhor entendimento do todo, a orientação profissional não é diferente, para que haja um desenvolvimento excelente por parte do profissional que trabalha com ele, é importante um conhecimento e reflexões feitas desde o inicio deste tema que tem marcos e fatos históricos importantes para o desenvolvimento do tema tão atual no nosso país.
Uma citação muito rica do artigo nos mostra que “Na busca de compreender a história da escolha profissional, constata-se que nem sempre o homem escolheu seu próprio trabalho. Desde a época tribal, transitando pela Época Antiga até o