GEST O POR COMPET CIAS E DO CONHECIMENTO
O CENÁRIO DA GESTÃO DE PESSOAS ATUAL
Será que o mundo do trabalho mudo? As mudanças são gradativas, mudanças acontecem, e exigem de nós um questionamento sobre a realidade que estamos inseridos.
ANTES:
Oferta de emprego estável -> maior segurança (capitalismo rege nossa economia (instabilidade) |Patrão X Empregado.) Revolução industrial -> fabricas -> tecnologias.
Trabalho individualizado -> limite de cargos ( trabalho estável -> sempre na mesma atividade.
Jornada rígida de trabalho -> valorização pelo tempo de serviço (sem possibilidade de crescimento – o tempo de serviço era o que determinava, em questão de competência do empregado). decisões centralizadas (era muito claro a figura do gerente/diretor/hierarquia)
Fragmentação de tarefas; trabalho repetitivo ( não tinham possibilidade de experimentar novas áreas)
Valorização dos ativos tangíveis -> palpável = tocar( valorizavam aquilo que dava resultado).
“HOJE EM DIA AINDA TEM EMPRESAS QUE TEM RESQUISIOS DA ERA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL”!
DEPOIS:
Surgimento de novas relações de trabalho -> maior insegurança (segmento de serviços -> novas relações de trabalho = terceirização) = trabalho temporário.
Globalização -> desenvolvimento tecnológico e do conhecimento (informação mais acessível).
Jornada de trabalho flexível -> valorização pelo resultado. ( não se valoriza mais só o tempo de serviço e sim a competência de cada individuo e todas as áreas)
Decisões descentralizadas ( organização em rede = equipes)
Trabalho multifuncional - > exigências de competências ( exerce varias funções ao mesmo tempo. substitui o trabalho operacional pelo cognitivo. Pode desempenhar varias atividades ao mesmo tempo) -> Redução de custo = multifuncional.
Valorização dos ativos intangíveis ( não pode pegar) -> Valores de ativos que não podemos tocar = cérebro -> trazer soluções rápidas para as empresas.
“O MUNDO DO TRABALHO NÃO CONTINUA O MESMO, HOJE TEM O AVANÇO DA TECNOLOGIA, O ALCANCE DA