Gest o mod 15
Módulo 15
Luís Miguel Faria Machado
2014/15
Projeto de Investimento
Geralmente, entre economistas e financeiros, a expressão ‘’projeto’’ é entendida como um conjunto sistematizado de informações destinado a fundamentar uma decisão de investimento. O projeto de investimento é o ponto de partida incontornável para qualquer iniciativa empresarial, sendo este uma análise com vista a apurar se este é ou não uma aposta válida à partida, não se tratando de uma descrição do investimento em si.
Este processo pode dividir-se em seis fases distintas:
Fase 1- Identificação
Antes da elaboração do projeto de investimento em si, é necessário proceder a todo um trabalho de análise de conjuntura, para formalizar ideias concretas acerca das quais são os projetos. É necessário fazer um diagnóstico ao setor de atividade que queremos desenvolver e conhecer quais as necessidades que desejamos satisfazer. Com base nestes factos, é possível então formalizar as ideias e desenvolver os projetos que nos permitirão satisfazer os nossos objetivos.
Fase 2- Preparação
Uma vez identificada a área de atividade e o tipo de negócio específico em que pretendemos investir, avança-se com a preparação do projeto. Esta segunda fase diz respeito aos estudos que teremos que fazer para conseguir analisar e tornar a realização do projeto rentável.
Existem três ordens de requisitos:
Técnicos
Económicos
Financeiros
Estes estudos incidem, normalmente, sobre:
Aspetos comerciais
Aspetos técnicos
Aspetos económicos
Aspetos financeiros
Aspetos jurídicos
Aspetos políticos
Enquadramento institucional
Com base na análise dos resultados destes estudos, constroem-se as diferentes variantes possíveis de um projeto de investimento, assim como o registo provisório das receitas e despesas de cada uma delas.
Fase 3- Análise
É nesta altura que se toma a decisão final quanto à realização ou não do projeto que se tem em vista. Para tal existem dois tipos de análises:
Análise financeira sob o