9 Mem ria m dulo IX
Elba Ramires Figueiredo Rocha Dourado
A partir do estudo do módulo IX, foi possível entender de forma clara a concepção, objetivos e intenção da avaliação institucional. Percebemos que a mesma é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo que pode envolver agentes internos e externos na formulação de subsídios para melhoria da qualidade da instituição escolar. Apresenta-se como um processo que dará oportunidade de todos a refletir sobre sua prática.
Por meio da leitura tivemos a oportunidade de apreender que a avaliação institucional é um processo sistemático de análise de uma atividade, fatos, que ela envolve múltiplas observações, não sendo aceitável uma única observação no tempo ou um único instrumento de avaliação, ela engloba a utilização de instrumentos e critérios ao longo de todo o processo.
Dessa forma, a avaliação institucional é uma ação que permite uma compreensão global da educação e não apenas uma visão de comparação entre o queria alcançar, metas (avaliação meritocrática ou para controle: identificação de mérito, quem sabe mais, apresenta melhor desempenho ou melhores indicadores. Tem sido usada para estabelecer, hierarquizar, classificar) e o que realmente é (a avaliação para transformação e aperfeiçoamento: formula ações com o objetivo de transformação e aperfeiçoamento da escola e do sistema educacional, visa construir uma escola de qualidade e a democratização da educação).
A avaliação institucional busca compreender, de modo integral, a escola ou o sistema educacional no seu contexto social, político e econômico, leva em consideração a identidade da escola, isto é, suas particularidades, bem como, da comunidade na qual está inserida. Compreende todas as dimensões e implicações da escola ou sistema educacional, contempla os aspectos conceitual, metodológico e operacional que estão envolvidos na formulação e na implementação das atividades de avaliação.
Por fim, percebemos a