Gest o de Qualidade e implanta o da Ferramenta 5S
Adriana Rodrigues de Oliveira
Amanda Laís de Jesus
Karine Teixeira Roberto
A ideia é promover a sustentabilidade ambiental por meio da redução de gastos que é um grande problema com diversos aspectos, que vão desde materiais de escritório, limpeza e vigilância, telefonia fixa e móvel, água, energia elétrica e até passagens. As medidas tomadas pelas empresas são introduzidas no dia-a-dia do ambiente de trabalho conforme a política de cada empresa, e isso reduz muito o consumo como, por exemplo, a falta de água que é problema tem afetado a população e algumas empresas adotam o redutor de águas das torneiras de banheiros cozinha e copas.
Com intuito de promover à sustentabilidade ambiental e eficiência dos gastos as empresas adotam há um tempo ações de eficiência e combate ao desperdício a gestão de qualidade da secretária é peça chave para sanar esse problema.
Reaproveitamento de materiais: Uma das formas de aperfeiçoar o uso do papel na administração é promover a sua reutilização ou reaproveitamento, por meio da confecção de blocos de anotações, lembretes, utilização como rascunho, entre outros usos. Com medidas como essas pode se ter um excelente retorno.
A redução de energia elétrica também tem sido foco para as empresas que estão trocando as lâmpadas comuns por Led que economizam em torno de 30% o consumo reduzindo muito o gasto.
O modelo de gestão de qualidade 5S pode ser o ponto de partida para esse processo.
A prática do modelo de qualidade 5S é adotar “bons hábitos” ou “bom senso . A essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas.
SEIRI: Senso de Utilização 5S:
Diminuição de custos, redução do desperdício
Este senso orienta no sentido de separar os recursos disponíveis de acordo com a frequência de uso, ou seja, conforme o grau de importância que cada um tenha para a realização de suas tarefas.
Conclusão:
Concluímos que a