Síntese Sobre Investigação Do Subsolo
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS I
PROFESSOR: EZEQUIEL FURINI PUTON
ACADÊMICO: DENER ROHR
SÍNTESE SOBRE INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO
Qualquer projeto de engenharia requer o conhecimento adequado das características e propriedades dos solos onde a obra irá ser implantada. As investigações de campo e laboratório requeridas são chamadas de exploração do subsolo ou investigação do subsolo.
Um programa de investigações deve ser executado em nas seguintes etapas: Reconhecimento; Prospecção e Acompanhamento.
A amostragem é o processo de retirada de amostras de um solo com o objetivo de avaliar as propriedades de engenharia do mesmo. As amostras obtidas podem ser de dois tipos: amostras deformadas e indeformadas.
Métodos de Prospecção Geotécnica
Os métodos diretos podem ser classificados em manuais (poços, trincheiras e sondagem a trado) e mecânicos (sondagem a percussão, rotativa e mista).
Os métodos semidiretos de prospecção são aqueles que não permitem coleta de amostras e visualização do tipo de solo, sendo as características de comportamento mecânico obtidas por meio de correlações com grandezas medidas na execução do ensaio
Dentre os ensaios "in situ" mais empregados no Brasil destacam-se os ensaios de penetração estática (CPT) e "vane test" ou palheta que têm por objetivo a determinação da resistência ao cisalhamento do solo, e o ensaio pressiométro que visa estabelecer uma espécie de curva tensão-deformação para o solo investigado.
Os métodos ditos indiretos de prospecção são aqueles em que a determinação das propriedades das camadas do subsolo é feita indiretamente pela medida de um parâmetro geofísico, geralmente resistividade elétrica ou velocidade de propagação das ondas no meio. Dentre os vários processos geofísicos de prospecção podemos citar a resistividade elétrica, o método de "cross-hole" e a técnica geofísica denominada de