Gest o de pessoas por competencia
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS
ATIVIDADE 01:
“GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS”
Leilaine Gizenga Paulino Alencar
Brasília/DF
2014
Com o decorrer dos tempos e toda a mudança de mercado, as empresas e as pessoas se viram na necessidade de grandes mudanças. Os que não aderissem à transformação, simplesmente deixariam de existir para o mercado de trabalho.
Diante desse novo cenário, colaboradores começaram a questionar seu papel dentro da própria empresa, obediência e fidelidade, não mais significava sobrevivência na Empresa. Trabalhar apenas aguardando uma demanda chegar e resolvê-la não era mais a ordem do momento.
Cada vez mais, podemos observar que não só grandes, mas também, pequenas instituições estão aderindo ao modelo de gestão por competências. As competências das pessoas (conhecimentos, habilidades e atitudes), são um triunfo para o colaborador, elas devem estar alinhadas com as competências organizacionais. Quando isso acontece todos saem ganhando.
A remuneração é um grande destaque deste modelo, pois, nele podemos observar que as pessoas são remuneradas pelo seu grau de conhecimento e capacitação. O salário busca recompensar o esforço continuo de todos para se destacarem dentro da empresa.
Com este cenário, podemos observar que a maior interação entre remuneração e as áreas da instituição ocorrem nos setores financeiros, onde a remuneração está totalmente ligada, e paralelo a ela o Setor de Gestão de Pessoas, que deverá atuar em conjunto com os funcionários, gerências, setor financeiro administrativo, e alto escalão da empresa. A gestão de pessoas é um grande aliando para organização nesse novo cenário, pois todos devem se descobrir dentro das competências da mesma. E, esse nivelamento deve começar a ser disseminado pela gestão de pessoas até atingir a todos dentro da organização.