gest o de opera o cap 4
Prof. Ms. Gilson Staianov Santos
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS
Capítulo 4 – Planejamento de longo prazo da capacidade produtiva Uma vez decididos quais serão os produtos e/ou serviços que serão produzidos pela organização, o próximo passo é decidir a capacidade do sistema de operações, ou seja, a capacidade de produção a longo prazo. Através de um planejamento adequado, a empresa antecipa como reagirá à demanda futura do produto ou serviço oferecido.
O planejamento da capacidade é geralmente considerado em três horizontes de duração (JACOBS &
CHASE, 2012):
Longo prazo – Mais de um ano. Quando é necessário um tempo longo para viabilização como, por exemplo, adquirir imóveis, novos equipamentos.
Médio prazo – planejamento mensal ou trimestral para os próximos seis a dezoito meses.
Curto prazo – menos de um mês. Associado ao processo de planejamento diário ou semanal incluindo opções como horas-extras, transferências de pessoal e vias alternativas de produção.
O conteúdo deste capítulo enfoca o planejamento da capacidade no longo prazo. Usualmente são necessários ajustes da capacidade produtiva a médio e a curto prazo. Este caso será tratado especificamente nas decisões operacionais, capítulo Planejamento e Controle da Produção.
Textos complementares:
Livro Administração da Produção – Edição Compacta. Nigel Slack e outros. Terceira Edição. Atlas, 2011.
Capítulo 6, páginas 150 a 159.
Livro Administração – Teoria e prática no contexto brasileiro. Filipe Sobral e Alketa Peci. Segunda
Edição. Pearson, 2013. Capítulo 9, item 9.2.2, páginas 419 e 420.
4.1
– O que é capacidade produtiva?
Usualmente, o termo capacidade é utilizada no sentido de um volume físico de um recipiente, por exemplo, uma garrafa que pode armazenar no máximo 680 ml; ou determina o espaço em uma localidade, como a capacidade de armazenamento de um porta-mala de um carro,
500 litros.
No entanto, quando tratamos da capacidade de uma