gest o de opera o cap 5
Prof. Ms. Gilson Staianov Santos
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS
Capítulo 5 – Planejamento da localização
O próximo passo entre as decisões estratégicas do sistema de operações é o planejamento da localização da capacidade. O planejamento da localização envolve a escolha da localização geográfica das instalações da organização. A localização corresponde à posição geográfica da empresa com relação aos recursos dos quais depende (humanos, tecnológicos e materiais), aos fornecedores e distribuidores e aos mercados e clientes servidos pela organização.
Textos complementares:
Livro Administração – Teoria e prática no contexto brasileiro. Filipe Sobral e Alketa Peci. Segunda
Edição. Pearson, 2013. Capítulo 9, item 9.2.3, página 421.
5.1
– A importância de uma boa localização
Localizar, segundo Moreira (2008), significa determinar o local onde será a base de operações da organização, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e também, onde se fará a administração do empreendimento. Na sua visão, nada pode ser negligenciado.
Muitos detalhes, aparentemente pequenos, poderão trazer desvantagens. Cada empresa tem suas particularidades, fazendo com que o problema de localização seja específico de cada situação. Algumas organizações considerarão mais importante ficar próximas dos clientes, enquanto outras serão atraídas pela proximidade das matérias-primas e outras próximas da mão-de-obra abundante ou bem treinada.
Slack e outros (2009) afirmam que as decisões de localização normalmente terão efeito nos custos de produção, bem como em sua habilidade de servir os clientes, e assim, em suas receitas. Decisões de localização, uma vez tomadas são difíceis de reverter. Os custos de mudança de uma operação podem ser extremamente altos, ocorrendo o risco de também criar inconvenientes para os clientes. Nenhuma operação deseja mudar de local com freqüência. 5.2 – Fatores que afetam a localização de