Gest O De Canais De Marketing
Ou distribuição ou, ainda, canais de distribuição) representam o P de Place, de Mc Carthy, ou seja uma das quatro variáveis estratégicas do composto de marketing.
É Concebido a partir da avaliação do aumento de cobertura (regiões atingidas) e capilaridade (PDVs atingidos) contra custo dessa operação e a recita prevista de vendas.
Compreende o processo, a estrutura e a administração dos produtos (Bens ou serviços) com a finalidade de torná-los disponíveis para as trocas.
Podem ser entendidos como o sistema de organizações inter-relacionadas, pelo qual se estabelece um fluxo de produto, propriedade, informações, recursos ou promoção, ligando a produção ao consumo.
Componentes
Estratégicos do
Canal
Gerenciamento
Logístico
Oportunidades estratégicas específicas e únicas, constituindo-se numa fonte potencial de criação de vantagens competitivas sustentáveis.
Os canais de marketing demandam uma estrutura:
Física
Lógica
Transacional
Composta de área de armazenagem, meios de transportes, instalações , que asseguram a conexão entre produção e consumo
Pode ser compreendida como o mapa de deslocamento e de pontos de estocagem, assim como as alternativas de movimentação para os produtos em função de condições de negócio, envolvendo meios de transporte.
Constitui no conjunto de relacionamentos comerciais, fontes de financiamento, parcerias e acordos ou contratos .
Do ponto de vista operacional e estratégico, os canais de marketing relacionam-se a diversas funções, que podem ser classificadas em três categorias :
Transacionais;
Logísticas;
Facilitação.
Atividades associadas à compra e venda, envolvendo risco na operação, por propriedade, transporte, armazenagem e administração.
Varejistas (intermediários que vendem para os consumidores finais para uso pessoal) adquirem o produto de um atacadista ou distribuidor e o revendem, o que significa investir na compra com a expectativa de venda.
Atividades de