Gest o Contempor nea
Gestão é uma atividade comum a todos os seres humanos que estejam com um funcionamento suficiente de suas faculdades mentais, psicológicas e emocionais. Desde pequenos somos ensinados e gerir… coisas (a arrumar os brinquedos, por exemplo), animais (minhas filhas, quando crianças ganharam uma cadela e por meio dela foram ensinadas a cuidar de um ser vivo), atividades relacionadas a responsabilidades (horários de escola, trabalhos de casa, e outras).
Os modelos de gestão se desenvolveram conforme as escolas administrativas foram se ajustando à evolução dos contextos temporais e regionais. Os modelos de impacto surgem a partir da revolução industrial, com uma abordagem mecânica, eminentemente lógica e cartesiana. O chefe manda, o subalterno obedece e cumpre rigorosamente a carga horária. A partir daí, foram gerados tantos modelos quanto a evolução dos cenários possibilitasse: a teoria clássica, das relações humanas, a neoclássica, a administração por objetivos, a estruturalista, a comportamental, a desenvolvimento organizacional, os sistemas, vão gerando tantos modelos quanto os cenários vão evoluindo. Com o advento do pós-modernismo, surge a teoria contingencial: não deve existir um único modelo de administração, mas sim a adoção daquele que melhor atende às circunstâncias e aos cenários. A partir dela com ela, novas tendências: gestão libertária, ou seja, uma gestão política do indivíduo, na mais ampla acepção da palavra, que visa a transformação da sociedade por meio da Empresa / Instituição / Organização.
A dinâmica da sociedade contemporânea requer criatividade e inovação no modo como se gerencia as organizações, instituições e pessoas. Os comportamentos das pessoais tendem a se moldar aos condicionamentos sociais, afetando de modo crítico os relacionamentos interpessoais e o das pessoas com as instituições. As demandas por um estilo de vida compulsório impõem desafios financeiros cada vez maiores. Neste contexto, fazer escolhas e tomar