gesso
A PRODUÇÃO DO GESSO
O gesso é um dos três aglomerados minerais mais utilizados na construção civil, os outros dois são o cimento e a cal. Quanto a sua composição química, o gesso é caracterizado como sulfato de cálcio hemi-hidratado.
O gesso é normalmente obtido pela calcinação da Gipsita.
A gipsita, matéria-prima para produção de gesso, é um mineral compacto, de baixa dureza (riscado pela unha), pouco solúvel em água e muito solúvel em ácido clorídico (HCI).
O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado.
Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.
A calcinação é o processo onde oxida-se as substâncias presentes em uma dada amostra à forma de óxidos usando calor.
Faz-se isso no laboratório com uso de um forno elétrico, e na industria em fornos aquecidos por óleo, como na produção de cimento.
PROCESSO DE PRODUÇÃO
A gipsita é extraída das pedreiras e passa pelo seguinte processo:
1- Britagem: fragmentação dos blocos do minério;
2- Moagem: a gipsita britada é moída em moinhos de martelo;
3- Peneiramento: a gipsita moída pode ser peneirada, em peneiras vibratórias; 4- Calcinação: a gipsita se transforma em gesso pela ação do calor;
5- Pulverização: após a calcinação, o gesso é moído em moinho de martelo; 6- Estabilização: período de ensilamento ou estabilização para maior homogeneidade na composição final;
7- Embalagem: em sacos de 1,20 ou 40kg. Há também os “bigbags” (1000kg).
CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DO GESSO
Algumas propriedades especificas do gesso garantem um excelente desempenho quando este material é utilizado como aglomerante:
Elevada plasticidade da pasta
Pega e endurecimento rápido
Finura equivalente ao cimento
Pequeno poder de retração
Estabilidade volumétrica