Gesso Acartonado
O gesso acartonado é um componente de construção de paredes internas existente há muitas décadas no exterior e, vem obtendo mais espaço no mercado nacional. Diversos benefícios são apresentados pelas empresas produtoras das placas de gesso e, dentre eles, um chama especial atenção: o isolamento sonoro. Esse é um aspecto de fundamental importância pois, apesar das placas de gesso possuírem baixa densidade, sabe-se que elas podem alcançar um bom desempenho de isolamento, através de diferentes especificações chegando, até, a superar as tradicionais paredes de alvenaria. Entretanto, limitações de ordem prática, no Brasil, tornam a realidade um pouco distinta e detalhes de execução comprometem a eficiência do sistema.
A construção civil, assim como outras áreas, vem apresentando cada vez mais um acelerado processo de renovação tecnológica de seus componentes, materiais, técnicas e métodos. Um material que está ganhando mercado na construção civil nacional é o gesso acartonado, que forma um sistema construtivo de vedações internas também chamado de “sistema construtivo a seco”. Esta designação refere-se ao método de produção e montagem, no qual consegue-se produzir uma vedação com materiais industrializados e pré-fabricados, com mínima geração de resíduos. Diversas são as vantagens apresentadas, principalmente pelas empresas produtoras e pelos entusiastas do sistema, mas assim como todos os métodos construtivos, esse, também, possui aspectos positivos e negativos quanto ao seu desempenho. Uma importante propriedade no desempenho de vedações em habitações é capacidade da partição em oferecer isolamento acústico. Atualmente, devido a dinâmica do mundo contemporâneo, há grande necessidade de produção de espaços protegidos frente à poluição sonora existente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESSO ACARTONADO
A placa de gesso acartonado comum é formada por uma mistura de gesso (gipsita natural) em sua parte interna, revestida por um papel do tipo