geses do solo
INTRODUÇÃO
A gênese do solo (pedogênese) estuda a origem e o desenvolvimento dos solos, suas relações com o ambiente atual e a influência de características herdadas do passado no seu comportamento. Esse conhecimento não tem apenas interesse científico, mas tem também aplicação prática pois auxilia no entendimento da distribuição dos solos na paisagem e portanto, permite o seu mapeamento. Além disso, o conhecimento dos processos que levaram o solo a sua presente condição e que estão agindo atualmente, auxiliam na predição do comportamento do solo à mudanças resultantes do seu manejo.
Na transformação de um material original em um solo, ocorrem modificações morfológicas, químicas, físicas e mineralógicas. Estas modificações resultam da atuação do intemperismo e dos processos de formação do solo, também denominados processos pedogenéticos. A ação dos processos pedogenéticos é condicionada pelos fatores ambientais denominados de fatores pedogenéticos, que compreendem o material de origem, o clima, o relevo, os organismos vivos, além do tempo de atuação dos processos pedogenéticos.
A intensidade da intemperização varia de acordo com as condições de equilíbrio prevalescentes nas diferentes regiões do globo terrestre. Este equilíbrio depende da constituição mineralógica do material de origem e das condições ambientais (representada pelos demais fatores pedogenéticos) que regulam a ação dos processos pedogenéticos.
INTEMPERISMO
As rochas situadas na superfície terrestre são vulneráveis a processos físicos, químicos e biológicos que podem transformá-las em produtos muito diferentes do material original. Assim, por exemplo, o arenito pode ser transformado num material arenoso, constituído de quartzo; o basalto, em caulinita e óxidos de ferro; o calcáreo pode desaparecer em solução deixando um resíduo insolúvel constituído de quartzo, argila e óxidos de ferro. Como a decomposição das rochas resulta do seu contato direto com