GERÊNCIA DE DISPOSITIVOS
1. Explique o modelo de camadas aplicado na gerência de dispositivos.
A Gerência de Dispositivos é estruturada de acordo com as camadas em um modelo semelhante ao apresentado para o próprio sistema operacional de forma geral. As camadas de nível mais baixo, escondem características dos dispositivos das camadas superiores, oferecendo dessa forma uma interface simples e confiável ao usuário e suas aplicações.
As camadas aplicadas na gerência de dispositivos são divididas em duas categorias, onde a primeira engloba os diversos tipos de dispositivos do sistema de modo único, e a segunda é específica para cada dispositivo. A maior parte das camadas trabalha de forma independente do dispositivo.
2. Qual a principal finalidade das rotinas de E/S?
A principal finalidade das rotinas de E/S é tornar as operações de E/S o mais simples possível para os usuários e suas aplicações. Dessa forma, é possível que o usuário realize operações de E/S sem que precise se preocupar com detalhes do dispositivo que está sendo acessado.
3. Quais as diferentes formas de um programa chamar rotinas de E/S?
Através de comandos de leitura/gravação e chamadas a bibliotecas de rotinas oferecidas por linguagens de alto nível, ou diretamente, através de uma chamada ao sistema em um código de alto nível.
4. Quais as principais funções do subsistema de E/S?
Criar uma interface padronizada com os drivers de dispositivos e oferecer uma interface uniforme às camadas superiores.
5. Qual a principal função de um device driver?
Implementar através de controladores, a comunicação do subsistema de E/S.
6. Por que o sistema de E/S deve criar uma interface padronizada com os device drivers?
Para que não seja necessário alterar a camada de subsistema de E/S ao incluir novos drivers. 7. Explique o funcionamento da técnica de DMA e sua principal vantagem.
Inicialmente a UCP, através do device driver, inicializa os registradores do controlador de DMA