germinação
PEDRO OLAVO RAMOS DA SILVA
GERMINAÇÃO
MANAUS:AMAZONAS
2015
CAT-03.DRA.ÊMINA BARBOSA MUSTAFA
PEDRO OLAVO RAMOS DA SILVA
GERMINAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado na instituição SESI, como requisito para a aprovação da disciplina, pes- as cientifica com orientação da Prof°
Joneide.
Introdução
O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro. Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. É um alimento rico em proteínas vegetais. Possui também um alto valor calórico, sendo que 100 gramas de feijão apresenta 330 calorias. No Brasil, é muito consumido em combinação com o arroz e também para fazer a feijoada. Possui uma boa quantidade de fibras em que cada 100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras. Ele é produzido durante todos os meses do ano. Além do ferro, possui também potássio, cálcio e fosforo.
A calssificação do feijão cientificamente, é da seguinte forma:
REINO: Plantea
DIVISÃO: Magnoliophyta
CLASSE: Magnoliopsida
ORDEM: Fabales
FAMILIA: Fabaceae
SUBFAMILIA: Faboideae
GENERO: Phaseolus A semente foi análizada por uma semana, tempo em que a semente germinava. As plantas foram postas em lugares com pouca luz, muita luz e nenhuma luz.
1° dia
A semente de feijão foi posta em um copo descartável embrulhado num pedaço úmido de algodão. No primeiro dia de experiência, não houve nenhuma alteração nas sementes. Foram postas 5 repetições: 1A+, 2A+ ,3A+ ,4A+ ,5A+.
16.02.15
2°dia
As sementes dos copos 5A+ e 2A+ ,começaram a partir ao meio. Isso ocorre quando a semente fica bastante tempo em contato com a humidade, a semente se abre, permitindo a entrada de oxigênio direto nas células embrionárias. A