germinação de sementes
Água: Fator ambiental com maior Influência na Germinação, resulta a reidratação dos tecidos, intensificação da respiração, e outras atividades metabólicas, aumento de volume, que provoca o rompimento da casca. A absorção da água ocorre de três formas 1- Bastante rápida e ocorre como uma consequência do potencial matricial dos vários tecidos.
2- A semente praticamente não absorve água.
3- Absorção ativa, o eixo embrionário já inicio o crescimento.
A absorção da água ocorre de forma diferente dependendo dos tecidos.
• A casca tem pouca absorção.
• O tecido de reserva absorve até certo ponto, depois passa a reservatório.
• O tecido meristemático absorve grande quantidade de água.
Fatores que influenciam na rapidez de absorção de água nos tecidos
1- Espécie
2- Disponibilidade de água
3- Área de contato
4- Temperatura
Temperatura: Favorece a penetração do oxigênio na semente,dilui o protoplasma permitindo que suas funções sejam ativadas. A germinação só ocorre dentro de determinados limites de temperatura.
Os três pontos críticos de temperatura para a germinação
1- Temperatura mínima;
2- Temperatura máxima;
3- Temperatura ótima ;
Essas temperaturas são variáveis de acordo com as diferentes espécies e cultivares.
Oxigênio: Fator importante para que a germinação ocorra de forma segura. A fase inicial da germinação da semente ocorre pela energia obtida da respiração anaeróbia, devido a dificuldade de absorção de oxigênio. A partir de um determinado ponto, o nível de hidratação dos tecidos atinge um valor que permite que o oxigênio que está se dissolvendo na água se difunda até o tecido meristemático, possibilitando a mudança da respiração anaeróbia para a respiração aeróbia.
Em condições anaeróbias, mesmo com a degradação total das reservas, as sementes não germinam.E em condições aeróbias, a germinação ocorre, mesmo sem a degradação total das reservas. A respiração é muito ativa nas sementes que estão