germinal
RELATÓRIO DO FILME GERMINAL
Mossoró /RN
DIREITO DO TRABALHO
RELATÓRIO DO FILME GERMINAL
Trabalho apresentado à Disciplina de Direito do Trabalho, ao professor Edgar Rocha, como requisito para obtenção da 3ª nota.
Mossoró /RN
DEZEMBRO de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por principal objetivo explanar sobre as condições vividas por trabalhadores antes das leis trabalhistas, o operário era visto como uma simples ¨ engrenagem ¨ que servia apenas para obtenção de lucro dos patrões, sem que se considerasse as condições de trabalho que os mesmos dispunham.
GERMINAL
Da obra de ÉMILE ZOLA, o filme Germinal traz a França do século XIX, onde trabalhadores vivam em condições extrema miséria, entregues a própria sorte, trabalhando de forma incessante para pessoas ou donos de minas que eles mesmos nem os conheciam. O filme retrata o sofrimento de trabalhadores que se submetiam ao trabalho quase que escravo para poder dar sustento as suas famílias e que muitos tinham que desde pequeno começar a trabalhar para poder ajudar nas despesas de casa, pois os salários que os trabalhadores recebiam mal davam para as despesas de casa, sem contar que muitas vezes eram descontados por algum tipo de irregularidades que ocorresse na mina, o que no caso eram onde eles trabalhavam.
No inicio do filme chega um rapaz a procura de emprego como se operador de maquina e começa a pedir informações a um senhor, e que o mesmo começa a relatar que começou a trabalhar na mina desde antes completar os 8 anos e que é conhecido por “Boa Morte” em virtude de ter escapado da morte por três vezes e em determinado momento de tanto tossir começa a exalar carvão do próprio corpo e diz para o rapaz que ele tem tanto que nem sabia. Mesmo com graves problemas de saúde ele ainda continua a trabalhar na mina, isso porque não existia a aposentadoria e sim uma