Germicidas
São meios químicos utilizados para destruir todas as formas microscópicas de vida e são designados pelos sufixos "cida" ou "lise", como por exemplo, bactericida, fungicida, virucida, bacteriólise etc. Na rotina, os termos antissépticos, desinfetantes e germicidas são empregados como sinônimos, fazendo que não haja diferenças absolutas entre desinfetantes e antissépticos. Entretanto, caracterizamos como antisséptico quando a empregamos em tecidos vivo e desinfetante quando a utilizamos em objetos inanimados.
Sanitização, neologismo do inglês sanitization, em que emprega sanitizer, tipo particular de desinfetante que reduz o número de bactérias contaminantes a níveis julgados seguros para as exigências de saúde pública.
Desinfetantes oxidantes
Esses compostos se caracterizam pela produção de oxigênio nascente, que é germicida. A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio é o protótipo dos peróxidos, entre os quais ainda se contam os peróxidos de sódio, zinco e benzila. A água oxigenada se decompõe rapidamente, e libera oxigênio quando entra em contato com acatalase, enzima encontrada no sangue e maioria dos tecidos. Este efeito pode ser reduzido na presença de matéria orgânica. Útil na remoção de material infectado através da ação mecânica do oxigênio liberado, limpando a ferida muitas vezes melhor que solução fisiológica ou outros desinfetantes. Não deve ser aplicada em cavidades fechadas ou abscessos de onde o oxigênio não possa liberar-se.
ALQUILAÇÃO
- obtenção de intermediários aromáticos, na produção de fármacos, inseticidas, plastificantes, tintas, perfumes, etc.
Agentes:
- Olefinas (etileno, propeno, dodeceno, etc) e haletos de alquila (derivados de cloro e bromo) são osagentes mais utilizados.
- Em alguns processos, os rendimentos com sulfatos de alquila são maiores que os álcoois ou haletos.
Tipos de Alquilação:
- Ligação de um grupo alquila a um oxigênio: usados álcool alifático ou fenol. Compostos obtidos são éteres