atps hospitais
Em um Hospital há uma grande concentração de hospedeiros suscetíveis e microorganismos resistentes. Eles contaminam artigos hospitalares, colonizam pacientes graves e podem provocar infecções mais difíceis de serem tratadas.
O risco de contraí-las depende do numero e da virulência dos microorganismos presentes, da resistência infecciosa local, sistêmica e imunológica do paciente e da consciência da equipe profissional que atua no estabelecimento.
O ato de Lavar as Mãos, antes e após cada procedimento realizado com o paciente, ainda não é um habito corrente em nossos dias, apesar de sua grande importância.
As fontes de microorganismos que causam infecção hospitalar, podem ser ou organismos que albergam patógeno, ou objetos inanimados e substancias que são contaminados com o agente.
Um grande exemplo se da, as pessoas que saem do banheiro sem lavar as mãos, entre 50% quando sozinhas, porém se houver outra pessoa apenas 9% saem sem lavar demonstrando que conhecem os bons hábitos higiênicos.
2- Definições
_Assepsia: é um conjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que, logicamente não os tem. Um ambiente asséptico é aquele que esta livre de infecção.
_Antissepsia: conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou remove-los de um determinado ambiente, podendo ou não destrui-los, são utilizados antissépticos ou desinfetantes.
_Degermação: é a diminuição do numero de microorganismos patogênicos ou não, após a escovação da pele com água e sabão.
_Fumigação: e a dispersão sob forma de partículas, de agentes desifectantes como gases, líquido ou sólidos.
_Desinfecção: destroem particularmente os germes patogênicos, ou inativos a sua toxina, ou inibe seu desenvolvimento, esporos não são necessariamente destruídos.
_Esterilização: é a destruição de todas as formas de vida microbiana, bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus, mediante a aplicação de