Trabalhos
Fernanda Bezerra Henriques
Química Analítica
Método analítico de detecção de ATP no ambiente hospitalar
Prof: Cláudio Cerqueira Lopes
A infecção hospitalar se constitui em qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou ainda após a sua alta, quando a doença estiver relacionada diretamente com a internação ou procedimento. Ela pode se manifestar entre 48 e 72 horas após o internamento do paciente. Antes disso, a infecção foi desenvolvida fora do hospital.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) estima que, se não prevenida, a infecção hospitalar pode atingir até 80% dos pacientes em estado grave de uma unidade de saúde.
Superfícies contaminadas podem contribuir para transmissão de microrganismos.Por servirem como fonte pelas quais profissionais contaminam suas mãos ou luvas e aparelhos cirúrgicos.
Equipamentos hospitalares contaminados que entram em contato direto com pacientes podem atuarem como fontes de transmissão.
Exemplos de Superfícies Hospitalares Contaminadas
- Itens frequentemente contaminados próximos ao paciente incluem:
• Grade da cama
• Roupa de cama
• Mesa de cabeceira
• Aparelho de PA
• Bomba de Infusão
• Botões de chamada
• Bolsa coletora de urina
Marcadores de fluorescência:
- Marcadores fluorescentes são úteis para determinar a frequência com que superfícies frequentemente tocadas são esfregadas durante a limpeza terminal.
- No entanto, as superfícies contaminadas, classificadas como limpa de acordo com critérios do marcador fluorescente, após a limpeza terminal foram significativamente menos susceptíveis de serem classificadas como limpas de acordo com ensaios ACC e ATP.
MONITORAMENTO DA LIMPEZA POR ATP
ATP (adenosina trifosfato ) é o composto químico em que a energia é armazenada em todas as células vivas . No teste de ATP luminométricos, a enzima