gerenciamneto de risco de posto de gasolina
3028 palavras
13 páginas
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTALALUNA: ANDRESSA PIERONI SANTANA
GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS: HISTÓRICO, EVOLUÇÃO E SITUAÇÃO ATUAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
No Brasil, a História do Abastecimento de água começa no Estado do Rio de Janeiro no ano de 1500, e remonta desde o início de sua ocupação e das lutas entre portugueses e franceses alojados na Ilha de Villegagnion, que se utilizavam a melhor fonte de suprimento de água, que era o Rio Carioca.
Em 1565, na cidade implantada por Estácio de Sá, entre a Urca e o Pão de Açúcar, havia apenas o que, na época, era chamada de “lagoa de água ruim, e então um poço foi aberto e, com o tempo, não mais conseguia abastecer aos que ali chegavam de Portugal e precisavam morar, já eu a quantidade de pessoas era maior que o recurso naquela área. Foi então aí então, que os índios Tamoios cederam as águas do Rio Carioca.
Em 1607, os padres franciscanos ao virem para o Brasil, conseguiram através do Conselho da Câmara que lhes fossem doados terrenos do Morro de Santo Antonio até a beira da Lagoa de Santo Antonio, aí se estabelecendo. Como o local era ermo, o Conselho da Câmara aforou-o a Antonio Felipe Fernandes pelo prazo de 35 anos, para estabelecimento de um curtume, cujos couros seriam lavados nas abundantes águas do local. No entanto, devido ao mau cheiro do curtume, e as reclamações insistentes obrigaram a Câmara a melhorar o esgotamento regular da Lagoa, alargando a vala que a sangrava, em 1641. Esta pode ser considerada uma das primeiras obras de saneamento da cidade.
Devido ao crescimento populacional na cidade, de 4.000 pessoas em 1617, Vaz Pinto crio uma taxa para as pessoas que bebessem vinho, que custeou as obras de ampliação do sistema de água. No entanto, melhorias ainda eram necessárias, pois a população não parava de crescer. Foi então, no ano de Em 1723, que foi construído o Aqueduto do Carioca, que captava água no Alto de Santa Tereza, passando pelo atual caminhamento da rua Almirante