Gerenciamentoeplanejamentodeobras aula05
626 palavras
3 páginas
Gerenciamento e planejamento de obrasUNIDAVI
1/2015
O
planejamento da obra é um dos principais aspectos do gerenciamento, conjunto de amplo espectro, que envolve também o orçamento, compras, gestão de pessoas, comunicação.
Ao
planejar, o gerente dota a obra de uma ferramenta importante para priorizar suas ações, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a linha de base referencial e tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado.
Atualmente,
planejar é garantir de certa maneira a perpetuidade da empresa pela capacidade que os gerentes ganham de dar respostas rápidas e certeiras por meio de monitoramento da evolução e do eventual redirecionamento estratégico.
Benefícios
do planejamento:
1. Conhecimento pleno da obra
◦ Necessidade de estudo dos projetos
◦ Análise do método construtivo
◦ Identificação de parâmetros considerados em orçamento ◦ ** A prática de parar para pensar no trabalho poucos dias antes de começá-lo dificulta mudança de planos
2. Detecção de situações desfavoráveis
◦ Com a previsão destas situações, será possível tomar providencias a tempo, adotando medidas preventivas e corretivas, minimizando impactos no custo e prazo.
3. Agilidade de decisões
◦ O planejamento e controle permitem visão geral da obra, servindo de base para decisões como: mobilização/desmobilização de equipamentos, redirecionamento de equipes, aceleração de serviços, aumento e alteração nas equipes.
4. Relação com o orçamento
◦ Ao usar as premissas de índices, produtividades e dimensionamento de equipes empregadas no orçamento, o engenheiro casa orçamento com planejamento, tornando possível avaliar inadequações e oportunidades de melhoria.
5. Otimização na alocação de recursos
◦ Por meio de análise do planejamento, o gerente pode jogar com as folgas das atividades.
Também quando determinadas despesas podem ser adiadas sem atrasar a obra.
6. Referencia para acompanhamento
◦ O cronograma desenvolvido no