Gerenciamento
GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTOS
ENGENHARIA CIVIL
A viabilidade econômica de empreendimentos no setor da construção civil
MANAUS – AM
2012
1. INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo estudar a viabilidade econômica de um empreendimento industrial na área da construção civil, mais especificamente a de revestimentos cerâmicos. Diante de seus múltiplos tipos de produtos e variadas aplicações na construção, esse setor vem mostrando um excepcional desenvolvimento, o que induz a um crescente nível de investimentos, tanto na quantidade como na qualidade dos produtos. Por outro lado, devido à elevada produção do Brasil e sua significativa importância no cenário internacional, o estudo examina o mercado mundial do setor, destacando a participação dos principais países produtores, consumidores e exportadores.
O mercado consumidor de revestimentos cerâmicos encontra-se em forte expansão no Brasil, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (ANFACER), e tudo indica que deverá se manter acelerado diante do presente quadro econômico favorável e das políticas habitacionais pró ativas que têm sido implantadas. O crescimento na demanda decorre não somente de incentivos do governo federal para estimular a construção civil, uma das prioridades do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas também de crescentes financiamentos para compra e construção, bem como de diversos programas específicos do setor público para a construção civil.
O fato é que a taxa média de expansão do consumo de revestimentos cerâmicos no Brasil foi de 5,47% a.a. ao longo do período 2000 a 2008, mas com destaque para os anos recentes: 2006, 2007 e 2008, quando essas taxas de crescimento alcançaram 9,9, 10,0 e 13,1% a.a. respectivamente, conforme dados mostrados na Tabela 5, apresentada na Seção 4 deste artigo. Por esses dados, é possível inferir que a produção de tais produtos deve se