Gerenciamento Residuos Solidos Oficial
Devido ao grande crescimento nas áreas urbanas, os serviços e a infra-estruturas não conseguem acompanhar crescimento das cidades. O manejo inadequado de resíduos sólidos e da limpeza urbana que são deficientes, são enormes impactantes tanto para a população, saúde pública e à qualidade ambiental, seja em relação aos aspectos estéticos, como impacto no ambiente. Por esse motivo é muito importante a conscientização sobre o Saneamento, pois a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos são marcas da qualidade da administração pública e do desenvolvimento humano.
Com o aquecimento da economia e o desenvolvimento tecnológico, tem feito com que muitas empresas surgissem, proporcionando empregos e contribuindo para a economia do país. Porém aumentou significamente os problemas ambientais causados por resíduos de indústrias de todos os tipos que não se preocupam com a disposição correta de seus resíduos.
A intensificação das atividades humanas, a implantação de novas empresas é responsável pelo aumento exponencial das quantidades de resíduos sólidos gerados, bem como pela alteração das suas características, causando um grande problema para as administrações públicas. O manejo inadequado dos resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, pode resultar em riscos ambientas, sociais e econômicos e à saúde pública. Para um desenvolvimento sustentável e uma gestão de resíduos de qualidade é essencial o envolvimento de toda a sociedade, assim como das empresas privadas e órgãos públicos, sendo assim caracterizado pelos “quatro erres” (4 Rs) da minimização: Reduzir, Reutilização, Reciclagem e Recuperação da energia existente nos resíduos sólidos gerados em indústrias. A prioridade na gestão de resíduos sólidos é a redução na fonte, em seguida o aproveitamento e posteriormente a destinação final. Os 4Rs atua principalmente nos sistemas de reciclagem e recuperação dos resíduos minimizando os fluxos encaminhados para o descarte final, bem como a