trabalho de geotecnia
Colinas e morros com costas suavizadas relevo pouco acentuado com declividade predominante de até 15% e amplitude local abaixo de 100m
Morrotes relevo com declividade predominante acima de 15% porém com amplitude locais abaixo de 100m
Morros relevo com declividade predominante acima de 15% e amplitude local entre 100m e 300m
2. Localizar e caracterizar as cinco grandes províncias Geomorfológicas do Estado de São Paulo (vide texto anexo
3. Discorra sobre os grupos rochosos e a sua inter-relação, especificando os processos pertinentes entre os mesmos.
Os grupos rochosos podem ser rochas sedimentares, as rochas metamórficas e as rochas ígneas (magmáticas). As rochas sedimentares podem se tornar metamórficas através do metamorfismo. As rochas metamórficas podem se tornar ígneas através da fusão. As ígneas podem se tornar sedimentares através de intemperismo, erosão e transporte (que a transforma em sedimentos) seguido de litificação e deposição. As rochas ígneas também podem se tornar metamórficas através do metamorfismo. E as rochas sedimentares e metamórficas também tornam-se sedimentos a partir de intemperismo, erosão e transporte.
4. Especifique e diferencie Evolução Geológica e Pedológica
A evolução geológica está relacionada com a evolução da gênese dos solos, a pedológica leva em conta a parte mais superficial do perfil do subsolo, pois é onde mostra-se mais evidente a atuação de fatores pedogenéticos (clima, temperatura, organismos vivos, tempo, etc...).
5. Explique a importância e o significado de intemperismo.
Ointemperismo físico-biológico é o fraturamento + decomposição das rochas, mantendo a composição mineralógica da rocha mater (continua sendo materiais primários) com a participação de microrganismos. Ocorre mudança nas propriedades físicas, como morfologia, resistência, textura, etc.
6. Anexe uma foto e estabeleça a verticalização de um perfil típico de solos