GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOC. E ARQUIVOS
Com o passar do tempo, percebeu-se que o grande acumulo desnecessário
O GED ou Gestão Eletrônica de Documentos é a soma de todas as tecnologias e produtos de visam o gerenciamento de informações de forma eletrônica, fechando o ciclo completo, desde sua criação até o seu arquivamento. É uma solução para organização e estruturação eletrônica de qualquer tipo de documento (imagens, fluxo de trabalho, gravação direta do computador para disco ótico, microfilmagem de informação gerada em computador, Reconhecimento Ótico de Caracteres, Reconhecimento Inteligente de Caracteres, CD-ROM e DVD, disco ótico de enorme capacidade de armazenamento até 17 Gigabytes) que demandam busca e constantes visualização das informações neles armazenadas.
Nele criam-se padrões de organização dos documentos que são associados a pesquisa e recuperação que permitem localizar com mais agilidade qualquer tipo de documento. Pode ser classificado por índices de pesquisa normalmente utilizados como, data da criação, autor, versão, pasta de armazenamento, e podem ser adicionados inúmeros outros, como tipo de documento, departamento, nome que o fornecedor trata o documento e outros, facilitando a pesquisa para a localização. Pode-se também restringir o tipo de acesso, oferecendo permissões diferenciadas para cada usuário num determinado documento, definir quem pode visualizar ou não o documento e também imprimi-lo.
Através do GED podem-se também utilizar ferramentas de WEB para visualização e acesso aos documentos de diversos lugares do mundo, facilitando o trabalho de inúmeras pessoas, pois não irão precisar sair de seu local de trabalho para acessar alguns de seus documentos que foram previamente digitalizados, evitando, também, danificar o documento físico.
Ao optar por esse tipo de arquivamento, que possibilita o aumento no espaço físico da empresa, diminuição de tempo na tramitação de documentos e em extravio dos mesmos,