Gerenciamento De Risco
RA: 141841
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Nos anos de 98 até os anos 2000 a Unilever sofria com problemas no aumento de roubos das suas cargas, situação que na época se agravava ao longo das rodovias no Brasil. A empresa também carecia de visibilidade das cargas que saíam dos seus centros de distribuições com destino aos clientes.
Mesmo a Unilever sendo uma empresa global, não existia o gerenciamento de risco para as suas entregas, sendo assim não havia um controle de notas, rotas e motoristas, deixando todo o processo frágil. Por causa dessa situação, a Unilever encontrou na Pamcary uma parceria logística que poderia ajudar muito na sua cadeia de suprimentos.
Após a implantação do gerenciamento de risco e auditorias de qualidade, vimos que os números diminuíram bruscamente. Veja a tabela a seguir.
Após a implantação de um gerenciamento de risco, a Unilever e a Pamcary viram a necessidade de investir na segurança e na saúde dos motoristas, vendo que a qualidade de vida do motorista era o que impactava na causa dos acidentes. Depois desse investimento os índices melhoraram, como mostra a tabela a seguir.
Na época a média de acidentes eram a cada 10.000 embarques ocorriam 6 acidentes. Levando em consideração que a Unilever tinha uma média de 8 acidentes a cada 10.000 embarques, os números da Unilever ficaram ótimos, onde somente aconteciam 2,6 acidentes a cada 10.000 embarques, provando uma grande parceria.
Com o sucesso dessa parceria, a Pamcary resolveu investir em TI para atender melhor as necessidades de todas as suas outras parcerias, um conhecimento elevado em gerenciamento de risco, além de incorporar maior variedade de prestação de serviços, ou seja, as duas partes tiveram vantagens, sendo um grande sucesso.