Gerenciamento de resíduos
Recepção/Epçstocagem – É realizada em pátios e com dispositivos especiais, tais como fossas com esteiras ou caçambas. A capacidade mínima local deve ser estimada em função das condições de produção.
Triagem – Utilizada para separar o material a ser compostado dos demais materiais. Pode ocorrer com separação manual e/ou mecânica.
Trituração – Através de martelo, desintegradores, faca ou lâmina e trituradores. Utilizado para diminuir o tamanho das partículas, aumentando sua área superficial.
Homogeneização e degradação – Processos que ocorrem em beiras e/ou montes, ou em dispositivos especiais (reatores), nos quais o processo é acelerado, caso em que é possível um controle mais rígido. A fase de digestão aeróbica dura algumas semanas, a temperatura varia entre 35ºC e 70ºC e a unidade entre 40% e 60% e pode ser recomendada a adição de lodo de esgoto de aeração da massa em fermentação.
Cura – Dá-se no pátio de maturação, onde a matéria atinge a humificação. Nos processos aeróbicos, esta fase dura entre 60 e 120 dias. Já nos processos anaeróbicos, dura mais de 180 dias.
2) O chorume, proveniente da dissolução de matéria orgânica pelas enzimas expelidas pelas bactérias e águas pluviais, pode contaminar o solo e os corpos d’água, caso eles não sejam protegidos. Que tipos de materiais podem ser utilizados para a impermeabilização do solo? Comente.
A impermeabilização da base do aterro evita o contato do chorume com as águas subterrâneas. A impermeabilização pode ser feita com argila, argila expansiva ou geomembrana sintética.
3) Como substâncias produzidas pela lixívia/chorume como: demanda bioquímica de oxigênio (DBO), ferro, pH e nitrogênio e fósforo podem afetar os corpos d`água?
DBO é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica