Expansao do Canal do Panamá
DEC – ESTGV, Ano Letivo 2012 / 2013
Canal do Panamá
Luís Santos1
Rui Figueiredo2
Jonas Campos3
RESUMO
O canal do Panamá desde a sua criação em 1914 logo se afirmou como um dos principais intervenientes na navegação. Segundo a Autoridade do canal do Panamá estima-se que até 2008, 815.000 navios o tenham atravessado. A navegação, principalmente a navegação mercante, tem sofrido uma grande transformação desde a criação do Canal, estando em franca expansão, sendo cada vez maior o fluxo de navios e o comércio marítimo.
Com o aumento do tráfego marítimo, surgimento de rotas concorrenciais, a construção dos chamados supercargueiros e a sua aceitação tornou-se imperativo uma intervenção sobre o canal que pudesse fazer face a essas demandas. Em Outubro de 2006, por referendo do povo de Panamá, foi aprovada a expansão do Canal do Panamá, para que possa fazer face às novas variantes tráfego marítimo. Essa expansão passa por três componentes: (1) a construção de dois novos sistemas de eclusas – um no lado do Atlântico e outro na entrada do Pacífico, (2) a escavação de dois novos canais de acessos a essas eclusas, (3) o aumento do nível de água no lago Gatún, e o alargamento dos canais de navegações nas zonas críticas.
Essas modificações no canal vão o tornar mais eficiente e competitivo, dando uma resposta á medida da demanda do comércio marítimo. Será mais ecológico. Além disso as mudanças no canal irão ter uma influência directa, em como todo o mundo encara o comércio marítimo.
Palavras-chave: Canal marítimo, desenvolvimento de novas tecnologias, tráfego marítimo
1. INTRODUÇÃO
“A Terra dividida, o Mundo Unido”, esse é o mote do Canal do Panamá. Ele acaba mesmo por dar jus ao lema, ao ligar os dois maiores oceanos é mesmo como se unisse o Mundo.
1
Aluno do 1.º Ano do Curso de Engenharia Civil, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Departamento de Engenharia Civil, Portugal.