gerenciamento de residuos
PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
NORMAS DE CONSTRUÇÃO
FRIGORÍFICOS DE BOVINOS E SUÍNOS
NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE MATADOUROS DE BOVINOS E
SUÍNOS
1. Localizar-se em pontos distantes de fontes produtoras de odores desagradáveis de qualquer natureza. 2. Ser instalado, de preferência, no centro do terreno, devidamente cercado, afastado dos limites das vias públicas no mínimo 05 (cinco) metros e dispor de área de circulação que permite a livre movimentação dos veículos de transporte, exceção para aqueles já instalados e que não disponham de afastamento em relação às vias públicas os quais poderão funcionar desde que as operações de recepção e expedição se apresentem interiorizadas.
3. Dispor de abastecimento de água potável para atender suficientemente as necessidades de trabalho do abatedouro e das dependências sanitárias, tomando-se como referência os seguintes parâmetros: 800 (oitocentos) litros por bovino, ou 500 (quinhentos) litros por suíno abatido.
4. Dispor de equipamentos e instalações para produção de vapor e/ou água quente para uso diverso, e com capacidade suficiente às necessidades do matadouro.
5. Dispor de iluminação natural e artificial abundante, bem como de ventilação adequada e suficiente em todas as dependências.
6. Possuir piso de material impermeável, resistente à abrasão e à corrosão, ligeiramente inclinado para facilitar o escoamento das águas residuais, bem como para permitir uma fácil lavagem e desinfecção. 7. Ter paredes lisas impermeabilizadas com material de cor clara de fácil lavagem e desinfecção, com ângulos e cantos arredondados. Os parapeitos das janelas devem ser chanfrados de maneira que não permitam o acúmulo de água e sujeiras.
8. Possuir forro de material impermeável, resistente à umidade e à vapores, construído de modo a evitar acúmulo de sujeiras, de fácil lavagem e desinfecção. Pode ser dispensado em casos nos quais o telhado proporcione uma perfeita vedação, não