GERENCIAMENTO DE RESIDUOS
Curso de Técnico de Segurança do Trabalho
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS
RESUMO
O colapso do saneamento ambiental chegou a níveis insuportáveis. A falta de água potável e esgotamento sanitário são responsáveis por 80% das doenças e 65% das internações hospitalares. E ainda há os esgotos domésticos e industriais que são despejados sem qualquer tratamento em mananciais de água ou lamentavelmente nas ruas. Os lixões são outro foco de problemas. O debate sobre o tratamento e disposição desses resíduos ainda é negligenciado pelo poder público que gera todo um ciclo de destruição do Planeta. Esta apresentação apresentara uma breve ranhura no Processo de Gerenciamento de Resíduos.
Introdução
Os danos ambientais causados pelas catástrofes que ocuparam a mídia, nestes últimos anos, são insignificantes, quando comparados aos danos acumulativos, na maioria das vezes, imperceptíveis, provocados pela grade quantidade de poluentes menores disponibilizados ao meio ambiente de maneira constante e gradativa.
Vivemos num ecossistema no qual os recursos são limitados, mas cujo crescimento é ilimitado, e onde os recursos existentes são fortemente inter-relacionados e interdependentes. Uma postura exaustivamente consumista e descartável poderá inevitavelmente comprometer a qualidade de vida da espécie dominante. Sendo assim, o gerenciamento de resíduos deve constitui um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente no geral.
Resultados e Discursões
Resíduos
Materiais decorrentes de atividades antrópicas, gerados como sobras de processos ou aqueles que não possam ser utilizados com a finalidade para as quais foram originalmente produzidos.
Vale ressaltar que todo resíduo gerado provoca