GERENCIAMENTO DE CUSTOS Resenha do Artigo Veja
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Resenha Crítica do Artigo
Anelise Soutto Lima
Trabalho da disciplina
Gerenciamento de Custos
Tutor: Prof. Diego Lopes Duarte
Rio de Janeiro
2015
Rio 2016: Governo divulga orçamento incompleto da Olimpíada
O artigo da Revista Veja tem como tema principal a falta de planejamento na fase de elaboração das previsões orçamentárias.
O Rio de Janeiro está sediando um grande evento, onde um mal planejamento e falta de controle pode afundar a economia do estado.
A falta de transparência e controle está trazendo altas preocupações para o COI (Comitê Olímpico Internacional), para Aroldo Cedraz, presidente da TCU (Tribunal de Contas da União) esta situação representa risco para a realização do evento, além de possibilitar aumento nos custos, o que já está ocorrendo, também comprometimento da qualidade e da segurança dessas construções.
Além desses aumentos orçamentários ainda encontramos projetos essenciais para realização do evento que nem sequer tem um custo estimado. O que fica claro a corrupção por trás desses grandes projetos. A falta de planejamento e controle faz com que abra brechas para a corrupção, que é o maior problema atualmente do nosso país, onde visam esses mega eventos como oportunidades para superfaturamento dos projetos, tendo como resultado a baixa qualidade dos serviços prestados e correndo risco de em um evento com esse porte termos perdido a oportunidade de transformação e desenvolvimento. Essa falta de controle representa um grande impacto no cronograma e no orçamento de cada projeto para realização desse mega evento, principalmente tendo o aumento considerável de recursos materiais e pessoais, e também o curto prazo para entrega do projeto levando assim a comprometer a qualidade do mesmo, correndo com as grandes construções, tapando o sol com a peneira para que somente seja apresentado o evento, e que após ele fique abandonado e deixado de lado como vemos muito elefantes