Gerenciamento de cadeia de abastecimento
A distribuição física dos produtos e materiais de um ponto para outro pode assumir um modelo simples ou um modelo complexo.
A afirmação acima extraída do nosso livro texto define e resume o papel da Distribuição Física, uma das fases críticas da Cadeia de Abastecimento.
Um dos exemplos mais intrigantes e ao mesmo tempo espetacular ocorre na cidade de Mumbai, Índia, onde milhares de trabalhadores organizados chamados Dabbawalas realizam sua missão de entregar refeições a uma taxa de erros sem igual no mundo empresarial. Na Midiateca da nossa disciplina temos postado uma reportagem da Revista Exame, edição 925, com o título: Os Marmiteiros de Haward.
Após ler a reportagem e buscando compreender este modelo de Distribuição Física e relacioná-lo com nosso aprendizado, leia atentamente as questões a seguir:
A fim de conhecer melhor o sistema e o dia a dia deste modelo de Distribuição Física, acesse pelo menos um vídeo do YouTube que apresente a rotina dos Dabbawalas (digite este nome na pesquisa do YouTube). Assista ao vídeo e relate pelo menos três cenas que, no seu julgamento exemplificam o modelo. (4,0 pontos)
R: Primeira cena (00:13): trabalhadores embarcam as marmitas em um trem para poder agilizar o transporte e as mesmas são retiradas por outros trabalhadores em seu destino;
Segunda cena (00:38): a cena mostra as marmitas identificadas por simbolos e cores, facilitando a separação e entrega;
Terceira cena (01:35): o presidente da empresa, exemplifica o sistema de revezamento dos meios de transporte utilizados, no qual um entregador deixa sua bicicleta ao chegar em uma estação de trem e ao chegar em seu destino utiliza a bicicleta de outro entregador que já estava no