Gerencia
No cenário mundial atual, constitui-se tema a grande importância, e a discussão sobre a estrutura das empresas. Com o grande processo da globalização muitas empresas foram obrigadas a mudar suas estruturas e adaptarem para conseguirem sobreviver.
Em diversos países e também no Brasil, existem diversas empresas familiares bem sucedidas, mas tiveram necessidade de fazer mudanças consideráveis para continuar no mercado. Para sobreviver em meio a tantas mudanças as empresas passaram a investir mais, nas transformações de suas estruturas e principalmente nas estratégias de comunicação, sabendo que quando uma empresa resolve implantar um novo processo estará sujeita aos paradigmas já estabelecidos e enraizados, ou seja, a cultura organizacional. É nesta cultura organizacional que se processa diferentes formas de comunicação.
A estratégia de comunicação é fundamental, porque hoje todas as relações acontecem por meio da comunicação, seja ela oral ou escrita. Por isso, torná-la cada vez mais eficaz, é o grande desafio.
A maior importância para um profissional, de maneira geral, é projetar-se positivamente e aprimorar a comunicação, pois a mesma é fundamental para o bom relacionamento entre gerentes e colaboradores, levando assim o êxito de suas funções.
A motivação por este tema se deu pelo interesse em discutir a necessidade de investimento em comunicação dentro das empresas, pois a mesma é essencial, pergunta-se:
✓ Quais as competências e as características de comunicação necessária para um gerente em uma empresa familiar?
No entanto, para entender o tema apresentado definimos como objetivo principal, discutir e entender os aspectos e conseqüências da comunicação interna em uma empresa familiar.
E para responder o objetivo principal determinamos como objetivos específicos os seguintes:
1- Identificar as dificuldades da comunicação interna em uma empresa familiar.
2- Abordar vantagens e desafios na tomada de decisão