Gerencia de Vendas
Ao decorrer de uma determinada negociação, para se obter o sucesso que é desejado, o bom negociador deve ser um individuo altamente qualificado e que utilize suas habilidades como o tal e assim conseguir um resultado positivo na finalização deste processo de negociação.
O negociador deve deixar claro quais são seus interesses, utilizando as devidas táticas de negociação para estar sempre como o dominante do negócio.
Para que o negociador obtenha sucesso dentro de suas negociações, ele precisa estar bem adaptado as habilidades que são resumidas em capacidades de preparação, planejamento, objetivação, percepção, raciocínio, comunicação, verificação e adaptação. Também deve ter as informações necessárias, para assim expor e fazer um bom negócio com seus clientes. Segundo Mills, são fatores críticos para obter-se o sucesso da negociação e negociar.
Estar bem preparado é importante e algumas atitudes que tomadas podem ajudar com que o negociador passe toda informação de modo correto e seguro. Steele, Russil e Murph, apresentam dicas de atitudes, que dentre elas são:
*Deve ser claro sobre seu ponto de vista;
*Sempre utilizar o poder com cautela;
*Quando pressionado, realize pausas na negociação;
*Sempre escutar antes de falar. Sempre lembrando que devemos ter muita cautela no modo em que é aplicado o poder na negociação, pois se utilizado de modo incorreto ou abusivo, podemos acabar comprometendo o resultado da negociação. Sendo assim, o uso da cautela dentro do processo e programarmos tudo para possíveis divergências, é um ponto importante da negociação, sempre visando um segundo plano de ação para possíveis acontecimentos inesperados ou mesmo a insegurança no ato do processo.
Agora vamos focalizar algumas das habilidades que necessárias (segundo Martinelli e Almeida):
Foco e concentração nas idéias:
- Utilizar e propor as discussões como um meio de refletir e revisar as opniões e não delegar como meio de choque entre posições opostas para