Gerencia de configuração de software
GERENCIA DE CONFIGURAÇÃO DE SOFTWARE
OBJETIVOS DO MÓDULO Fornecer os principais conceitos relacionado a Gerência de Configuração; Criar uma visão geral de como Gerencia de Configuração pode ser aplicada ao seu projeto. INTRODUÇÃO Gerência de Configuração de Software, ou Gerência de Configuração – GC é uma área da ESW responsável por fornecer apoio ao desenvolvimento de software, tendo como principais atribuições o controle de versão, controle de mudanças e auditoria das configurações. Pressman (2004) afirma que a Gerência de Configuração é o:
“...conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo relacionamento entre eles, definindo mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas.”
Em outras palavras, a GC é o processo de identificar, organizar e controlar as modificações ao software sendo construído. A idéia é maximizar a produtividade minimizando os enganos. 1 POR QUE UTILIZAR A GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO? Iremos apresentar alguns problemas encontrados durante o desenvolvimento de software, através de exemplos práticos a seguir: Exemplo 1
Figura 1: Problemas da Quebra de Comunicação Fonte: do autor
Prof. MARCOS MACHADO - Engenharia de Software II - Universidade Paulista - UNIP
2
Falhas de comunicação em equipes conforme ilustrada na Figura 1 ocorre pelas mais diversas razões: 1. Vocabulários incompatíveis 2. Culturas de desenvolvimento diferentes 3. Distância geográfica 4. Dificuldade de expressão Quando este(s) problema(s) acontece(m), os sistemas produzidos não atendem aos requisitos e a força de trabalho é desperdiçada.
Exemplo 2
Figura 2: Problemas dos Dados Compartilhados Fonte: do autor
Observando a Figura 2, imagine um cenário onde uma equipe de desenvolvedores utilize dados compartilhados e acontece a seguinte situação: 1. O