Geração de Residuos em Laboratórios de Instituições de Ensino
Mesmo com o desenvolvimento de inúmeros laboratórios presentes nos cenários industriais e acadêmicos do Brasil, ainda podem-se observar incontáveis dificuldades quando o assunto é gerenciamento de resíduos. Atualmente existem varias organizações que buscam formas adequadas para melhorar essa situação, porém, é muito difícil controlar cada um desses laboratórios, sendo que muitos deles trabalham com resíduos perigosos que são descartados como qualquer outro de forma totalmente irresponsável, causando danos seriíssimos à natureza.
Tratando-se de tempos de preocupação, não se pode ignorar este assunto, sendo extremamente importante implantar um plano para a gestão de resíduos, trazendo benefícios ao meio ambiente, para nós, mas também para a imagem dos laboratórios que vão ser usados como referencia quando o assunto for o tratamento destes. Mas o que é gerenciamento de resíduos? É uma pratica que consiste em controlar o potencial de impactos ambientais dos resíduos gerados de uma determinada atividade (ROCCA et al., 1993).
Mas antes de criar qualquer plano para gestão de resíduos, as pessoas precisam ter uma “gestão de consciência”, que só assim elas tomarão os problemas para si, e se sentirão no dever de agir para que esses resíduos sejam tratados da forma correta, ou até procurar soluções melhores para o tratamento desses.
A geração de resíduos químicos é uma questão que não é muito discutida no Brasil. Normalmente em escolas e instituições de ensino especialmente de química,não existe um órgão de fiscalização com a gestão dos resíduos gerados e com isso as instituições de ensino acabam fazendo o descarte de um modo que não é correto.
Como atualmente estamos em uma época em que as pessoas estão se preocupando mais com o meio ambiente, as instituições não pode continuar ignorando esta questão, acabando fatalmente com a sua imagem e também com o meio ambiente. As instituições de ensino deveriam começar a