adiministraçao
LOPES, Eduardo Baltazar Niesciur
FERNANDES, Matheus Carvalho de Araújo
DEBONA, Tiago
PLANO DE NEGÓCIO
Confresa-MT, 2014
SALAZAR, Bruno Debona Piovezan
LOPES, Eduardo Baltazar Niesciur
FERNANDES, Matheus Carvalho de Araújo
DEBONA, Tiago
PLANO DE NEGÓCIO
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Administração e Empreendedorismo do curso Técnico em Alimentos turno Integrado, do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa, ministrado pela professora Carla Danieli Mendes.
Confresa-MT, 2014
Resumo
Desde sempre, a cachaça é um produto que tem se destacado dentre as bebidas alcoólicas, sendo que seu consumo atual é acima de 70 doses por dia, representando então a segunda bebida alcóolica mais consumidas do Brasil, ficando atrás apenas da cerveja.
A cachaça é a bebida fermento-destilada que apresenta graduação alcoólica entre 38 e 48%v/v (volume por volume) a 20°C (MIRANDA et al., 2008). De acordo com a Legislação Brasileira, a bebida pode ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose (BRASIL, 2005). Os cuidados durante a cadeia produtiva da cachaça representam fatores determinantes da qualidade sanitária da mesma. Para obtenção de uma cachaça de qualidade, primeiramente temos que dispor de matéria- prima também de qualidade. Para isso, seguir as recomendações de cultivo desde a escolha da variedade, época e técnica de plantio, local ou ambiente de cultivo, tratos culturais, colheita até o beneficiamento é de suma importância.
A qualidade do produto e a produtividade no momento da fabricação estão diretamente ligadas à qualidade da cana de açúcar, que por sua vez pode variar suas particularidades de acordo com os fatores pedoclimáticos. Dentre esses fatores, o solo, o clima e a altitude são os mais importantes e talvez os mais complexos a serem considerados devido à existência de grande variação por