Geração de Energia Eólica
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos em abundancia. Essa energia é gerada por meio de aero geradores, nos quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.
Para que a energia eólica seja considerada aproveitável a uma altura de 50 metros, requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental.
Partes componentes como funcionam um sistema eólico.
Torre - é o elemento que sustenta o rotor e a nacele na altura adequada ao funcionamento da turbina eólica
Rotor - é o componente que efetua a transformação da energia cinética dos ventos em energia mecânica de rotação. No rotor são fixadas as pás da turbina. Todo o conjunto é conectado a um eixo que transmite a rotação das pás para o gerador, muitas vezes, através de uma caixa multiplicadora.
Nacele - é o compartimento instalado no alto da torre e que abriga todo o mecanismo do gerador, o qual pode incluir: caixa multiplicadora, freios, embreagem, mancais, controle eletrônico, sistema hidráulico.
Caixa de multiplicação (transmissão) – é o mecanismo que transmite a energia mecânica do eixo do rotor ao eixo do gerador.
Gerador – é o componente que tem função de converter a energia mecânica do eixo em energia elétrica.
Pás do rotor – Captam o vento e convertem sua potência ao centro do rotor.
Capacidade do sistema: Fornece pequena ou grande capacidade de energia?
Quanto à capacidade de geração elétrica, as primeiras turbinas eólicas desenvolvidas em escala comercial tinham potências nominais entre 10 kW e 50 kW. No início da década de 1990, a potência das máquinas aumentou para a faixa de 100 kW a 300 kW. Em