PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL Professor: MARCO ANTÔNIO DE SOUZA MAYRINK LÍDIA MARTINS ZANFORLIN
1. Introdução
Um dos grandes tormentos do mundo de hoje é a questão relativa à energia e como o aproveitamento desta ainda não atingiu um nível satisfatório, visto que a maioria da energia utilizada no planeta é de origem não renovável, seja de fonte mineral ou atômica. Atualmente, quando se fala em geração de energia, em qualquer parte do mundo a primeira visão que se tem é a de maior distribuição possível juntamente com a maior economia envolvida.
Esses foram os principais fatores que através desses conhecimentos aponta-se a energia eólica como um tipo de energia diferenciado dos demais e que vem indicando resultados significativos de crescimento tanto em países desenvolvidos como em países emergentes. Mas claro, também, há desvantagens que devem ser levadas em conta, como o barulho provocado, a área ocupada que deve ser específica, e principalmente que tecnologia ainda não está totalmente desenvolvida.
Embora o seu custo ainda seja um pouco elevado, de modo que, é muito difícil uma população ter o seu próprio fornecimento de energia elétrica gerada por meios eólicos.
2. Resumo
Este trabalho tem como objetivo a análise do aproveitamento da energia eólica, que como todas as demais energias possuem vantagens e desvantagens; o que a faz diferente não é só um fato ou outro, é o conjunto como um todo. Além de esta ser uma fonte de energia renovável, ela pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populações onde não há um acesso de energia direto e também não necessita de grandes investimentos. O foco desse trabalho é ressaltar a importância do uso da energia renovável.
3. Justificativa
Diante do crescimento brasileiro, junto ao poder de compra do consumidor, estar produzindo a cada