Geração de computador
O ENIAC foi concluído em fevereiro de 1946, pós segunda guerra, pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, pela necessidade de se obter uma precisão melhor dos cálculos balísticos.
O ENIAC tinhas as seguintes características:
- totalmente eletrônico
- 17.468 válvulas
- 500.000 conexões de solda
- 30 toneladas de peso
- 180 m² de área construída
- 5,5 m de altura
- 25 m de comprimento
- 2 vezes maior que MARK I
- consumia 200 000 watts
Quando o ENIAC estava em operação produzia tanto calor que necessitava de um sistema de ar forçado para resfriamento. Era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores se pudessem mover a volta dele.
O computador UNIVAC foi criado em 1952 por John Mauchly e Presper Eckert . Os primiros computadores ocupavam enormes salas, como os computadores ENIAC e o UNIVAC eram utilizados apenas para funções de cálculos. Porque eles não contavam com uma linguagem padronizada de programação.
Segunda geração de computadores
Em 1947 os estudos realizados por Willian Shockley, Jonh Bardeen e Walter Brattain, levam ao aparecimento de um novo componente: Transistor. Desenvolvido em 1952 pela Bell Laboratories, o Transistor passou a ser um componente básico na construção de computadores, assinalando o início da Segunda Geração de Computadores. Suas principais vantagens sobre o uso de válvula:
• Tamanho reduzido;
• Menor dissipação de calor;
• Menor consumo de energia elétrica;
Apresentava maior velocidade de operação;
• Mais confiável e sujeito a menores danos mecânicos;
•Mais econômicos;
O UNIVAC foi o primeiro computador a utilizar-se da nova tecnologia dos transistores, o que o tornou muito mais versátil e confiável que os computadores eletrônicos de válvulas termoiônicas.
TRANDIC
Em 1955 conclui-se o primeiro computador totalmente transistorizado, desenvolvido no âmago da Bell Laboratories. O TRANDIC