Geradores de nitrogênio - PSA x Membrana
- Produção local de gases:
- Produção de Gás Nitrogênio Gerador PSA X Membrana.
Projeto de redução de custos de suprimento de gases por produção local.
Embasamento técnico aos administradores e responsáveis pelo custo de produção, sobre as alternativas para produção local de gás nitrogênio.
- Os que são membranas, como funcionam e como produzem o gás nitrogênio?
Def.: Membranas são supercilies utilizadas para separar dois meios, que permitem a passagem seletiva de matéria entre um meio e outro, até atingir a equalização na concentração da matéria entre os dois meios.
Para a produção de nitrogênio, utiliza-se um conjunto tubos de polímeros (membrana), com furos grandes o suficiente para permitir a permeação de parte do oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), e pequenos o suficientes para não permitir a passagem de todo o nitrogênio, permitindo que siga para o processo um gás enriquecido de nitrogênio.
Gás Industrial
Geradores de Nitrogênio e Oxigênio. www.gasindustrial.com.br Tel.: (11) 4324-6203 / 4237-5393 (Atendimento 24h)
- O que são Geradores PSA, como funcionam e como produzem nitrogênio?
Def.: PSA é a abreviação de “Pressure Swing Adsorption” (adsorção por modulação de pressão). A adsorção é o processo físico onde um fluido adere a um solido, sem ocorrer reação química, como a esponja.
Tipicamente, para a produção de nitrogênio, utiliza-se o adsorvedor “CMS” (Carbon
Molecular Sieve - Peneira Molecular de Carbono). O CMS é uma cadeia de carbono com cavidades de grandes o suficientes para adsorver o oxigênio e pequenos o suficientes para não adsorver o nitrogênio. Estes, quando em um vaso de pressão pressurizado, o oxigênio tende a ser adsorvido enquanto o nitrogênio segue para o processo. Quando despressurizado o CMS libera o oxigênio adsorvido e um pequeno fluxo de nitrogênio limpa o vaso para um novo ciclo. Para manter um fluxo continuo, o
PSA é sempre composto