construção da politica
REDENÇÃO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................4 à 8
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS.........................................................................................................10
ANEXOS 11
1 INTRODUÇÃO O presente artigo visa demonstrar o significado e o impacto causado na sociedade brasileira com a inclusão da assistência social na Constituição Federal de 1988 e com as medidas então adotadas pelo Estado. Para tanto, analisaremos os objetivos, os princípios, as diretrizes, os responsáveis e os destinatários dessa política pública, bem como os principais benefícios assistenciais criados e os resultados obtidos com a sua implementação.
O reconhecimento pela Constituição de 1988 da Assistência Social (AS) como política pública e sua inserção no Sistema de Seguridade Social brasileiro transforma o ano de 1988 no marco histórico a partir do qual a Assistência começa a ser inserida na agenda decisória governamental brasileira. Neste contexto, o estudo da política de Assistência Social nas duas últimas décadas apresenta-se como um solo fértil para a compreensão de uma questão chave na análise de políticas públicas, qual seja o entendimento da emergência e da consolidação de uma agenda política, entendida como sua expansão e materialização dos issues mais específicos de uma grande agenda (Rua, 2000).
2 DESENVOLVIMENTO
• A ASSISTÊNCIA SOCIAL ANTES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política