GEOSFERA
Rochas Sedimentares e Metamórficas
Geosfera
1. Conceitue: O que é rocha sedimentar?
As rochas sedimentares resultam da disposição de detrito de outras rochas e ou acúmulo de detrito orgânico. Normalmente a disposição ocorre em camadas horizontais. Quanto á origem, as rochas sedimentares são classificadas em: Detrito: Constituídas pela acumulação de fragmentos de outras rochas.. Magmáticas, Metamórficas ou mesmo Sedimentares... Ex: areia, arenito e etc. Química; proveniente da transformação químicas que alguns materiais em suspensão, sofrem na água. Ex: o sal – gema, que corresponde a depósitos de cloreto de sódio, os quais são encontrados em áreas onde possivelmente havia mar. Orgânicos: formada pela ação de animais e vegetais ou pela acumulação dos seus dejetos.
Ex: o calcário, resultante da acumulação de resto de conchas.. e utilizados pelos seres humana .. Outros exemplos é o carvão mineral que formou – se da composição de restos de vegetais que permaneceram enterrados por milhões de anos.
As rochas sedimentares têm grandes importâncias econômicas, pois nela se encontram riquezas minerais, como o carvão mineral e o petróleo.
2. Qual é o papel do intemperismo na formação das rochas sedimentares?
As rochas Sedimentares são derivadas de restos e detritos de outras rochas pré-existentes. O intemperismo faz com que as rochas Magmáticas, Metamórficas ou Sedimentares estejam constantemente sendo alteradas. O material resultante é transportado pela água, vento ou gelo e finalmente depositado como um sedimento. Deve haver então, uma compactação ou cimentação do material para ele se transformar em uma rocha Sedimentar. A transformação dos sedimentos inconsolidados (p. ex. areia) em rochas Sedimentares (p. ex. arenito) é denominada diagênese, sendo causada por compactação e cristalização de materiais que cimentam os grãos dos sedimentos.
3. Quais são