geosfera
A geosfera é um dos quatro subsistemas em que se divide o sistema da Terra, sendo os outros a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera. A geosfera é representada pela parte sólida da Terra, incluindo uma camada no estado líquido.
Ao longo da história da Humanidade, sempre houve teorias sobre como seria o interior da Terra. Para os Babilônios, a Terra era oca e flutuava sobre água. Muito mais tarde, já no século XVII, mantinha-se a ideia de que a Terra era oca, mas imaginava-se que no centro ardia um fogo do qual se viam partes nas erupções vulcânicas. Júlio Verne, na sua obra Viagem ao Centro da Terra, escrita no século XIX, descreve um mundo interior habitado por estranhas criaturas. Foi só no século XX, com o avanço da tecnologia, que começaram a surgir modelos mais consistentes da estrutura interna da Terra, sabendo-se hoje muito mais sobre ela, mas há ainda muito por descobrir.
Para estudar a estrutura interna da Terra usam-se diferentes métodos. Alguns são diretos, consistindo na análise direta da geosfera. Estes não permitem o alcance de um grande conhecimento sobre a estrutura interna do planeta, pois o homem não consegue ter acesso a materiais a grandes profundidades. O que permite a análise de materiais de zonas mais profundas é o estudo de matéria expelida pelos vulcões. São os métodos indiretos que fornecem mais informação sobre o interior da geosfera.
Hoje em dia, tem-se a certeza de que a Terra não é oca, sabe-se que o seu raio é de 6371 quilômetros e, apesar de ainda haver muitas dúvidas a respeito da estrutura interna da geosfera, criaram-se dois modelos que se pensa representarem corretamente o interior da Terra. Ambos consideram o planeta dividido em camadas concêntricas, e a diferença entre eles é o critério usado na divisão em camadas.