Georgrafia Física da Cidade de Imperatriz MA

833 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos temas importantes sobre a cidade de Imperatriz do Maranhão, como: clima; relevo; hidrografia; biomas e estrutura geológica. Pois entendemos que é necessário ter o conhecimento da cidade onde você mora, e assim não ser um “Analfabeto da vida” (frase do Prof. Alencar).

DESENVOLVIMENTO
O município de Imperatriz é localizado na zona oeste do Maranhão, sendo sua segunda cidade mais populosa, localizada pela margem direita do rio Tocantins, e é atravessada pela Rodovia Belém-Brasília , situando-se na divisa do estado com o Tocantins. Esta localizada em um ponto estratégico útil, não só ao estado, mas também para todo o norte do país, e é considerada como “Portal da Amazônia”.
Como a cidade está mais localizada ao norte do país e pertence a floresta Amazônica, seu clima é Tropical sub úmido, com médias pluviométricas e térmicas altas. As chuvas são distribuídas nos fins e começos de anos, e não sofre muito com a seca.
Há somente duas estações bem definidas na cidade: verão ou estação das chuvas (novembro a março) e inverno ou estação da seca (abril a outubro). A temperatura média no município oscila entre 24 e 25° graus. Nos meses de junho e julho são frequentes temperaturas abaixo dos 16° graus nas madrugadas e durante o dia a temperatura quase chegar aos 40° graus. A média pluviométrica do município é de 1.400mm anuais.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada em Imperatriz foi de 11,6 ºC, ocorrida no dia 23 de julho de 1934, enquanto que a máxima foi de 39,7 ºC, observada no dia 29 de setembro de 2011. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 142,6 mm, em 14 de janeiro de 1970.
Os tipos de solos originais que constituem o município são o Latossolo vermelho escuro: solos minerais profundos e bem drenados; as Areias quartzosas: solos minerais, não hidromórficos, textura arenosa, pouco desenvolvida e

Relacionados