George Berkeley
George Berkeley nasceu a 12 de março de 1685 no condado de Kilkenny, Irlanda, e morreu em Oxford, a 14 de janeiro de 1753. Com 15 anos, ingressou no Trinity College da Universidade de Dublin, onde permaneceu depois de formado, na qualidade de professor, até 1713. Em 1709 recebeu ordens sacerdotais. Em 1734 foi nomeado bispo anglicano da diocese de Cloyne, na Irlanda. Homem profundamente religioso, foi ordenado diácono da Igreja Anglicana aos vinte e quatro anos de idade. Pouco depois, publicou duas obras filosóficas que iriam ter influência sobre a psicologia: An Fssay Towards a New llieoiy of Vislon (Ensaio para uma Nova Teoria da Visão) (1709) e A Treatise Concerning the Principies of Hwnan Knowledge (Tratado Acerca dos Princípios do Conhecimento Huma no) (1710). Com esses dois livros, terminou a sua contribuição à psicologia.
Fez muitas viagens pela Europa e ocupou alguns postos na Irlanda, incluindo o de professor no Trinity Coliege, de Dublin. Conseguiu a independência financeira ao receber uma significativa doação em dinheiro de uma mulher que ele conhecera numa festa. Visitou os Estados Unidos, tendo passado três anos em Newport, Rhode Island, e doou sua casa e biblioteca à Universidade Yale quando partiu. Nos últimos anos de sua vida foi bispo de Cloyne. Ao morrer, seu corpo foi deixado na cama, segundo as suas instruções, até começar a se decompor. Berkeley acreditava que a putrefação era o único indício seguro de morte, e não queria ser enterrado antes da hora.
A fama de Berkeley — ou ao menos o seu nome — permanece nos Estados Unidos. Em 1855, um clérigo de Yale, o Reverendo Henry Durant, instalou uma academia na Califórnia. Deu-lhe o nome de Berkeley em homenagem ao bom bispo, talvez como reconhecimento por seu poema “On the Prospect ofPianting Arts and Le.arníng 111 Ameríca” (Sobre a Perspectiva de Plantar as Artes e a Erudição na América), que inclui o famoso verso: “Westward the course of empire takes its way” (Para o Oeste o curso do