GEOPROCESSAMENTO EM BENEFÍCIO DO MEIO AMBIENTE
1. INTRODUÇÃO
O meio ambiente sofreu sucessivos ataques nas últimas décadas com mais violência como nunca se viu outrora. O resultado foi desastroso e finalmente as autoridades e órgãos responsáveis estão construindo regras tanto para frear a degradação de áreas tanto para tentar replantar o que já foi destruído. O armazenamento, análise e apresentação de um grande volume de dados sobre o determinado espaço geográfico, fizeram com que se desenvolvessem ambientes onde se aliassem mapas digitais às informações sobre os elementos do mapa. Esta operação só foi possível devido ao grande avanço na área de tecnologia de informática.
Geoprocessamento é uma ferramenta interdisciplinar, que permite a convergência de diferentes disciplinas científicas para o estudo de fenômenos ambientais. A identificação e mapeamento dos solos servem como subsidio para planejamentos agrícolas, levantamentos do uso da terra, estudos de terras para irrigação, monitoramentos ambientais e outros.
Diante de relevante instrumento de estudo e aliado meio de proteção da natureza, será aprofundado o conhecimento nas principais tecnologias utilizadas na ciência de geoprocessamento e usos dos SIGs (sistema de informações gráficas), com algumas técnicas que estão sendo usadas por meio do monitoramento por satélite nas diferentes regiões do Brasil, principalmente na região do extremo sul, os pampas gaúchos.
2. DESENVOLVIMENTO
GEOPROCESSAMENTO é um conjunto de técnicas e metodologias de armazenamento, processamento, automação e utilização de imagens para tomada de decisões. Um dado georreferenciado é aquele que possui coordenadas geográficas, ou seja, latitude e longitude. Falando de maneira muito simples, o geoprocessamento pode ser definido como o conjunto de tecnologias que permitem organizar informações de forma automatizada, que se vinculam em algum lugar o espaço seja por endereço ou por coordenadas.